Teutônia, uma cidadezinha de origem alemã do interior do Rio Grande do Sul, hoje, nas eleições, mudou sua história.
Morando aqui há quase 18 anos, "nunca na história deste município" o PT conseguiu eleger um vereador, com seus mais de 20 mil eleitores, o máximo que fizemos foram pouco mais de 1500 votos pra prefeito, conquistando um suado e sofrido terceiro lugar com um candidato super-popular; nunca ganhou um governador do PT; na primeira eleição de LUla, ganhou o Serra; quantas vezes ouvimos "até que é uma boa pessoa (algum candidato petista), mas não vou votar nele porque não tem chance", e assim ia indo o PT em Teutônia, pequeno e persistente. Tanto que nessa eleição a campanha foi tímida; eu, por exemplo, entre milhares de santinhos diários, recebi apenas um do PT em minha casa, pra deputado federal.Os maiores partidos aqui sempre foram: PMDB, PP, PSDB, Democrata e PDT. Todos os primeiros de direita, jamais apoiando o PT; alguns poucos do PDT às vezes apoiavam.
Oito anos do melhor presidente que o país teve e a história mudou. Lula mudou Teutônia. Teutônia é lulista. Teutônia será petista??? Ao contrário do que se esperava, ao contrário de todas as tendências, o PT deu uma lavada em Teutônia. O Senador Paim ficou em primeiro, com 35,88%, quase 4 pontos a mais que a candidata do PP; Dilma ficou em primeiro, com 57,76%, mais de 25 pontos a frente do candidato do PSDB, aquele que vocês sabem; mas o mais surpreendente foi pra Governador, Tarso Genro fez 61,14% dos votos, quase 40 pontos a frente do candidato do PMDB. É uma nova era, uma nova esperança, um novo orgulho por morar aqui. É 13, é Teutotreze. É a esperança de ter pelo menos um vereador na próxima eleição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Mazá, agora sim gostei de ver, os alemõn são duro pra mudar mas quando mudam, será q mudam de vez?
Só fiquei muito triste pela Luciana Genro, queria q ela tivesse entrado, e ficou de fora, o Psol ficou de fora de ambas as casas de deputados...
Mas pelo Pain fiquei feliz e pelo Tarso tb, achei interessante o fato de ser o primeiro governador eleito em primeiro turno aqui no RS hehehehe.
Temo bem na foto.
Vamos ver como vai ser pra segundo turno.
Postar um comentário