queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gatos da Praça

Costumava ir aos sábados levar ração para os gatos das praças da CDL e do Parque das Crianças (parque da Liberdade). Num desses dias um senhor me disse que havia um outro senhor que ia todos os dias pela manhã e levava comida e tratava os que estavam doentes.
Neste feriado, fui sábado à praça e por sorte encontrei o Seu José, o senhor que cuida apaixonadamente das dezenas de gatos que somam nessas duas praças. Conversamos bastante e continuei indo a praça nos outros dias do feriado. Nos descobrimos que somos alguns cuidadores (o número é pequeno, mas dá pra fazer alguma coisa). E o melhor é que agora não precisamos mais agir sozinhos. Agora somos um grupo que cuida dos gatos da praça. Este senhor e uma moça que já se conhecem, estão, aos poucos, pagando castração para as gatas, em parceria com alguns veterinários que cobram um preço solidário de R$35.
Já eu e meu marido criaremos um blog com fotos e características dos bichanos, incentivando a adoção. Comecei a bater as fotos.
Infelizmente boa parte dos filhotes teve uma doença e acabou morrendo neste feriadão. Perdemos 10 gatinhos. 5 foram rejeitados pela mamãe gata, recém nascidos.Outros 3, por uma doença estranha que inflama os olhos e dá diarréia. Outros dois irmãozinhos, estavam super bem e do nada, começaram a amolecer e morreram(talvez aguma virose).
Mas nós salvamos uma gatinha. Me apaixonei por uma pequenininha (muito pequenininha) que estava com essa doença nos olhos. Ela é muito esperta. Eu e meu marido acabamos trazendo-a para casa, a pequena Tambelinha. Pois é, mais um gato. Vendo a mortandade dos filhotes, eu não pude admitir deixá-la morrer e a trouxe.
Ela se adaptou rapidamente. Super carinhosa, adora um colo. Ganhou um ursinho pra dormir (dorme sozinha no banheiro) e nos primeiros dias se alimentava somente de seringa. Agora, puro atrevimento, já está até comendo ração de filhote. Dorme no meu colo neste momento. E está ótima. A infecção nos olhos diminui muito; a diarréia já sessou no segundo dia em nossa casa (segunda-feira) e fica cada dia mais esperta e companheira. Infelizmente, estamos desconfiando que ela perdeu a visão (no máximo enxerga vultos de perto) mas nós temos todos os cuidados de orientá-la. Está tentando fazer amizade com os outros 3 gatos da casa: Pretinha ignora a presença; Lucy responde rosnando; Boca Negra é o mais tolerante, mas ainda não está convencido de que pode ser amigo.
Enfim... E se alguém quiser conhecer ou adotar um dos gatinhos da praça, deixe seu recado.

Nenhum comentário: