queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiras experiências de profe!

As primeiras aulas que tive com as turmas de Ensino Médio (Sociologia e Filosofia) foram interessantes e produtivas. A maioria dos estudantes parece ter alguma capacidade crítica, importante de ser trabalhada e valorizada. O material didático limita um pouco algumas coisas, mas o negócio é tentar ir sempre muito além do material. Enfim, são adolescentes e precisam ser instigados com assuntos que lhes desperte curiosidade. Claro, são um pouco barulhentos, mas até agora, não parecem impossíveis. A questão é amizade, liberdade com limites e responsabilidades. A teoria está estudada e entendida. Agora é ver como as coisas são na prática.

3 comentários:

Anônimo disse...

"A maioria dos estudantes parece ter alguma capacidade crítica..." Nada bom para uma professora iniciante falar isso dos alunos, mesmo que seja verdade, é algo que depende do ponto de vista de cada um e que você, como professora, não deveria salientar publicamente. Seus alunos com certeza estão se sentindo ofendidos por parte disso.

Leti Abreu e Mimoso disse...

Ok tens o direito de se expressar, mas acredito que meus alunos não lêem meu blog, até porque quase ninguém lê. E mesmo sendo ponto de vista, tenho o direito de expressá-lo; se algum deles quiser alguma satisfação, que peça a mim e com certeza saberei explicar. Contudo, é uma pena que alguém que tenha aparecido para criticar tenha receio de assumir sua identidade e tenha que postar como "Anônimo" me negando a possibilidade de diálogo.

Boris disse...

Oi, estou estudando vários direitos, está previsto em lei:
A Constituição assegura a liberdade de manifestação do pensamento, vedando (não podendo) o anonimato. Tu tem o direito de falar o que quiser, mas também tem o dever de arcar com as consequencias disso.
Neste caso Leti, te aconselho a deletar o post acima ou simplesmente o deixar mas não tem necessidade de responder heheheh.
Todas tem direito a livre expressão, desde que se identifiquem e assumam as consequencias.
No entando o Sr. Anonimo apontou algo interessante, eu diria q a Leti está até mesmo valorizando demais a capacidade crítica dos alunos, pq até hj não lembro de um adolescente fazer uma crítica fundamentada, pq infelizmente o que aprendem é falar o que pensam somente embasados no "achismo".

Mas eu gostaria de te dar os parabéns Leti por estar dando aula, fico imaginando tu no auge da tua altura conversando com alguns alunos super desenvolvidos fisicamente hehehehe.
Umas coisas q eu tenho conversado com amigos sobre aulas de sociologia para adolescentes que tem funcionado é a utilização de mídias nas aulas, filmes e músicas para análise posterior a visualização e audição, teve uma amiga q fez um trabalho com a música Esquilador com uma turma de técnico agrícola, sobre a substituição da mao de obra pela máquina.
Para discutir gênero eu indicaria o filme meu mundo em cor de rosa, como tu comentou sobre amor em uma outra aula.

PS: já que fiquei muito tempo sem aparecer estou me atualizando e participando de todos os dias q estive fora heehehe.
beijão