queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notícias

As coisas por aqui vão tudo bem... Ando sumida porque não tenho internet em casa; aliás, isso é bom, agora temos casa; e também já comecei a trabalhar.

No mais, um texto para reflexão; reportagem que foi publicada na Folha:

A cada dois minutos, cinco mulheres espancadas no Brasil


Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc projeta chocante estatística: a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. A pesquisa “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado” foi feita em agosto de 2010 e complementa estudo similar de 2001. Foram ouvidos 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos, em 25 Estados, sobre diversos temas. Mas a parte que salta aos olhos é, novamente, a da violência.

Para chegar a essa estimativa, os pesquisadores projetaram, com base em sua amostra, que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões - 1,3 milhão delas nos doze meses que antecederam a pesquisa.

O aspecto positivo dos dados é que eles caíram: há 10 anos, eram oito as mulheres agredidas a cada dois minutos. Isso não deve, porém, minimizar o absurdo de ainda se ter esse enorme contingente de espancadas no País, acreditam os pesquisadores.

“Os dados mostram que a violência contra a mulher não é um problema privado, de casal. É social e exige políticas públicas”, diz Gustavo Venturi, professor da USP e supervisor da pesquisa.

Força da lei

A pequena diminuição do número de mulheres agredidas entre 2001 e 2010 pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha. “A lei é uma expressão de uma crescente consciência do problema da violência contra as mulheres”, afirma. Entre os pesquisados, 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que são críticos, a principal ressalva é ao fato de que a lei é insuficiente.

Esta edição do estudo traz também dados inéditos sobre o que os homens pensam sobre a violência contra mulheres. Enquanto 8% do total admitem ter batido na mulher, 48% dizem ter um amigo ou conhecido que batem na mulher e 25% têm parentes que agridem as companheiras. “Dá para deduzir que o número de homens que admitem agredir está subestimado. Afinal, metade conhece alguém que bate”, avalia Venturi.

Ainda assim, surpreende que, no total de homens, 2% declarem que “tem mulher que só aprende apanhando bastante”. Além disso, entre os 8% que assumem praticar violência, 14% acreditam ter agido bem e 15% declaram que bateriam de novo, o que indica um padrão de comportamento e não uma exceção.

Respostas sobre agressões sofridas ainda na infância reforçam a ideia de que a violência pode fazer parte de uma cultura familiar. “Pais que levaram surras quando crianças tendem a bater mais em seus filhos”, explica Venturi. No total, 78% das mulheres e 57% dos homens que apanharam na infância acreditam que dar tapas nos filhos de vez em quando é necessário.

Nenhum comentário: