queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pensamento de Gandhi (1)

Esta e as próximas postagens serão frases de Gandhi...

1-"Tudo que vive é o teu próximo".

2-"Não sou utópico -- sou um idealista prático".

3-"Satyagraha - a força do espírito não depende do número; depende do grau de firmeza".

4-"Se um único homem chega a plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões".

5-"A vida é a maior de todas as artes".

6-"A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade."

7-"Alguma coisa dentro de mim me obriga a gritar minha agonia. Reconheci exatamente de que se trata. Aquela coisa que está em mim e não me engana nunca, diz-me agora: deves opor-te ao mundo inteiro, mesmo que tenhas de ficar só. Deves fixar o mundo nos olhos, mesmo que o mundo te veja com olhos rubros de sangue. Não temas. A verdade, essa pequena coisa tua que vive no coração, diz: deixa amigos, mulher, tudo, mas dá testemunho daquilo para que nasceste e pelo qual deves morrer."

8-"A verdade é dura como o diamante, e delicada como uma flor do pessegueiro".

9-"Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível".

10- "A verdade habita em todo o coração humano, e ali deve ser buscada. E é preciso deixarmo-nos guiar pela verdade, do modo que cada um a vê. Ninguém tem o direito de obrigar outrem a agir segundo a própria noção da verdade".

11-"O que para um parece verdade, para outro pode parecer mentira. Mas não nos preocupemos com isso. Se nos empenharmos sinceramente na verdade, veremos que as diversas verdades são como folhas de uma árvore, que parecem diferentes mas que estão sempre na mesma árvore."

12-"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo".

13- "A verdadeira beleza, aquele que eu pretendo, está em fazer o bem em troca do mal".

14- "O teu inimigo se renderá não quando sua força se esgotar, mas quando o teu coração se negar ao combate".

15-"A fibra mais dura derrete-se no fogo do amor. Se não se derrete, quer dizer que o amor não é suficientemente forte".

16-"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio".

17- "Cada um de nós tem um corpo, mas temos uma só alma. Os raios do sol são múltiplos, mas provêm da mesma fonte. Eu não posso separar-me de ninguém, mau ou bom."

18-"Quem pode julgar? Não saímos todos do mesmo tronco? Não é, porventura, necessário servir a cada um conforme as suas necessidades e ver Deus nele sob qualquer parecença?"

19." Foi sempre para mim um mistério p fato de alguns homens se sentirem satisfeitos com a humilhação de seu semelhante".

20-"Quando a meu redor alguém morre de fome, a única preocupação que se apodera de mim é dar comida a esse faminto."

21- "O mundo está cansado do ódio".

22-"A não-violência dos fortes é a força mais potente do mundo. A não-violência é a lei dos homens, a violência é a lei dos brutos".

Nenhum comentário: