queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

sábado, 27 de março de 2010

Pensamento de Gandhi (3)

1"*Não é destruindo alguns milionários que acabamos com a exploração, mas eliminando a ignorância dos pobres e ensinando-lhes e não colaborar com sues exploradores. Assim converteremos até os exploradores; e finalmente, como disse, levaremos uns e outros a viver como sócios, em pares condições. O capital, em si, não é um mal. É um mal o uso errado que dele se faz. O capital, numa forma ou noutra, será sempre necessário."

2-" Grande parte da miséria que aflige o mundo é consequência da nossa avidez".

3-"A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência."

4-"" A verdadeira fonte dos direitos é o dever. Se cumprirmos os nosso deveres, não precisamos ir longe procurar os direitos. Se não cumprimos os deveres e buscamos os direitos, este nos fugirão como quimeras. Quanto mais lhes corremos atrás, tanto mais eles se afastam".

5-"Não pretendo que ninguém renuncie às próprias convicções nem quero que ninguém seja eliminado. Não creio que uma salutar e honesta disparidade de opiniões prejudique a causa. Mas ela seria certamente prejudicada pelo oportunismo, pelos disfarces, pelos compromissos falsos. Se alguém sente o dever de discordar, deve tentar que suas opiniões exprimam suas mais íntimas convicções e não sejam concebidas, simplesmente, como cômodo protesto do contra".

6-"Continuarei confessando os erros cometidos. O único tirano que aceito neste mundo é a "silenciosa e pequena voz" dentro de mim. Embora tenha que enfrentar a perspectiva de formar minoria de um só, creio humildemente que tenho coragem de encontrar-me numa minoria tão desesperadora".

7-"Onde a confiança em si mesmo está na ordem do dia, onde ninguém deve esperar nada do outro, onde não há chefes nem sequazes, ou onde todos são chefes e todos sequazes, a morte de um combatente, embora muito bravo, não enfraquece a luta, intensifica-a."

8-"O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade."

9- "É pura verdade. Se a louca corrida aos armamentos continuar, irá terminar necessariamente num massacre como a história nunca viu. Se houver um vencedor, a vitória será uma morte viva para a nação vitoriosa. Não existe outra saída para a ruína iminente além da corajosa e incondicionada aceitação do método da não violência, com todas as suas admiráveis implicações".

10-"Apenas quando desaparecer o aumento da exploração, as armas serão vistas como um peso real insuportável. Se as nações do mundo não deixarem de se explorar uma às outras não se chegará a um verdadeiro desarmamento."

11-"Sou de opinião que o homem e a mulher são essencialmente uma coisa só, e assim seu problema, em essência, deve ser um só. A alma é a mesma em ambos. Um é o complemento do outro. Um não pode viver sem a ajuda ativa do outro. Mas de uma maneira ou outra, o homens sábios reconheceram a condição de igualdade."

12- "Quando uma mulher é agredida, pode deixar de parte os termos do himsa ou ahimsa. O seu primeiro dever é defender-se. É livre de usar qualquer meio ou método que lhe venha à cabeça para salvar seu coração. Deus deu-lhe unhas e dentes. Deve usá-los com todas a força e, se necessário, morrer na luta. O homem ou a mulher que perdeu o medo da morte é capaz não só de defender a si mesmo, mas também aos outros dando a vida."

13-"Não falem do Deus da historia: mostrem como vive hoje em nós... Não acredito nos que falam aos outros da própria fé, com a finalidade principal de convertê-los. A fé não aceita ser exposta. Deve ser vivida. Então difunde-se por si mesma."

14-"No íntimo do meu coração existe uma permanente disputa com Deus: por que permite que tais coisas aconteçam? A minha não-violência parece quase impotente... Nem Deus nem a não-violência são impotentes. A impotência está nos homens".

15-"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma".

16-" É mais importante pôr na oração o próprio coração que dizer palavras sem coração".

17-"Algumas pessoas não temem a morte, mas temem os pequenos males da vida".

18-"Não se deve confundir humildade com inércia. A verdadeira humildade é um serviço corajoso, ativo e constante do homem".

19-"Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias".

20-"A morte é o fim que foi fixado para nossa vida. Não posso afligir-me se morrer pela mão de um meu irmão, em vez de morrer em consequência de uma doença, ou de outro modo qualquer. E se estiver livre de todo pensamento de cólera e de ódio para com meu agressor, isso contribuirá para minha felicidade eterna, e quem me matar dará conta mais tarde da minha inocência".

21-"Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria."

As duas últimas frases foram pedidos que foram atendidos, uma profecia ou uma coincidência? Sei como é difícil ou talvez, impossível, praticar tudo que Gandhi pregou, mas é importante refletirmos sobre isso e tentar trazer para nosso cotidiano o melhor possível de sua filosofia, principalmente a não-violência, base de todo o seu pensamento. Era isso. Carpe Diem!

2 comentários:

Iggy disse...

"Não é destruindo alguns milionários que acabamos com a exploração, mas eliminando a ignorância dos pobres e ensinando-lhes a não colaborar com seus exploradores."

Gandhi para vereador

Leti Abreu disse...

Ele foi mais que isso, foi o Primeiro Ministro da Índia... pena que pessoas assim não vivem pra sempre. E quando morrem, fisicamente, dificilmente há alguém com tanta força pra continuar a luta.