queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dicas...

Um exercício. Vou indicar os 5 primeiros filmes, cds e livros que me vêem a cabeça.

Dicas de filmes:
1- Um Violinista no Telhado - Direção: Norman Jewison Gênero: Musical País: EUA Ano:1971 Sinopse: Tevye (Topol) é um pobre leiteiro que mora em uma aldeia na Ucrânia, junto com sua mulher e filhas. O musical irá mostrar a imigração dos judeus para os Estados Unidos devido à intimição que a Rússia czarista exigiu. Conquistou três Oscar: Fotografia, Trilha Sonora Adaptada e Som, foi indicado a outras cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Diretor.

2- Asas do Desejo - Direção: Wim Wenders Gênero: Romance/Drama País: Alemanha/França Ano: 1987 Sinopse: Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a proporcionar conforto para as almas sozinhas e deprimidas após estas passarem para o Outro Lado. Certo dia um deles passa a querer experimentar as sensações que somente os vivos possuem, e resolve abrir mão de sua imortalidade em troca de poder ser um deles. Ele logo descobrirá o amor em uma trapezista de circo. (este filme serviu de inspiração para o posterior e famosos Cidade dos Anjos)

3 - Tão Longe, Tão Perto - Direção: Wim Wenders Gênero: Drama País:Alemanha Ano: 1993 Sinopse: Este filme é a seqüência de "Asas do Desejo" (1987) - o mesmo que, em 1998, recebeu a versão hollywoodiana "Cidade dos Anjos". Mais uma vez, trata de um grupo de anjos que observam distantes o dia-a-dia dos cidadãos da capital alemã - agora recém unificada.
Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel (Otto Sander) impulsivamente quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para a socorrer - o que o transforma em carne e osso. Damiel (Bruno Ganz), o companheiro de Cassiel que optou pela vida terrena no primeiro filme, trabalha agora numa pizzaria e vive com sua esposa, a trapezista Marion (Solveig Dommartin).
Peter Falk, que representou si próprio em "Asas do Desejo", volta aparecer, e o roqueiro Lou Reed (responsável pela trilha sonora) e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev também marcam presença no filme como eles mesmos.
A fotografia é impecável (marca registrada dos filmes de Wenders), mesclando a cor com o preto e branco - assim como em "Asas do Desejo", em que as cenas do anjo não são coloridas, pois, segundo o diretor, "o preto e branco revela a essência da pessoa".
Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1993. No ano seguinte, U2 foi indicado para a Melhor Canção Original no Globo de Ouro. (Esse é meu filme favorito)

4- A Guerra dos Rochas - Direção: Jorge Fernando Gênero:Comédia País: Brasil Ano:2008 Sinopse: A história da simpática mas desastrada velhinha Dina Rocha e seus três filhos adultos - Marcos Vinicius, César e Marcelo -, que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e até os irmãos se darem conta para começarem a procurar, parece que já é tarde demais. Recebem a trágica notícia no IML de que uma velhinha cuja descrição é de sua mãe foi atropelada por um ônibus. Enquanto os irmãos preparam o velório da mãe, mal sabiam eles que ela na verdade estava na casa ao lado com sua amiga Nonô, onde as duas foram seqüestradas por dois desastrados e divertidos aprendizes de ladrões. Mais em: http://www.aguerradosrocha.com.br/site/

5- O Curioso Caso de Benjamin Button Direção: David Fincher Gênero: Drama/Romance País:EUA Ano:2008 Sinopse: Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.

Dicas de Cd's:
1 - Maria Gadú - Ano: 2009 -No Youtube:

2- Marisa Monte -Ano:1994- Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão. No Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sXofgJn2OOg

3- Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil. Ano:1993 (Dispensa apresentações)

4- Tom Jobim - Perfil Vol. 1 e 2 - Ano 2007. (Dispensa apresentações)

5- Leoni Ao Vivo. Ano: 2005. No Youtube:

Dicas de Livros
1- O Sangue dos Outros - Simone de Beauvoir. Romance existencialista. País: França

2- O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano. Crônicas. País: Uruguai

3-Caderno H - Mário Quintana. Crônicas e poemas. País: Brasil

4- Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu. Crônicas. País: Brasil

5- Memória e Sociedade - Ecléa Bosi . Antropologia (mas pode ser lido como um livro de histórias/romance). País: Brasil

2 comentários:

Boris disse...

Ótimas sugestões, gostei destes filmes tb.
Iria incluir o Avatar, se tu ler bachelard e assistir ele vai compreender muitas coisas hehehe.
bjos

Leti Abreu disse...

Eu acrescentaria, vários, com certeza, entre eles, Amelie Poulain. Avatar ainda não vi, mas um dia dou uma olhada. Quanto a escolha destes, foi um exercício de escrever os 5 primeiros que me vinham a cabeça.
beijo