queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sociologia no Ensino Médio

Matéria:
Jovens estudam as relações sociais

> Veículo: Gazeta do Povo
> Data: 27/4/2010
> Repórter: Tatiana Duarte

O estudo da Sociologia deixou de ficar restrito a poucos brasileiros que ingressavam no ensino superior e optavam por um curso na área de humanas. Conceitos de clássicos pensadores como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber também são discutidos por jovens estudantes do ensino médio. A possibilidade veio de uma legislação que entrou em vigor no ano passado e prevê a implantação gradativa da disciplina nos três anos do ensino médio até o ano que vem. Por enquanto, todas as escolas brasileiras são obrigadas a ofertar a matéria em pelo menos dois anos do currículo. A inserção da ciência que estuda as relações sociais no conteúdo da escola tem agradado. A estudante do segundo ano do ensino médio do curso Positivo Amanda Zanellato Tavares, 15 anos, considera importante saber como funcionam as relações nas sociedades. “Aprender Sociologia faz com que a gente cresça com uma consciência de vida em sociedade mais bem formada”, diz.

A estudante participa de um projeto que relaciona o conceito de cultura e sociedade e estuda a religiosidade presente nos hospitais. O projeto de estudo faz parte do plano pedagógico do Colégio Positivo. Em vez de uma hora aula da disciplina por semana, conforme prevê a lei, os estudantes se reúnem uma vez por mês no contraturno por quatro horas. Além de ter acesso à teoria, os 1,2 mil alunos dos primeiro e segundo anos do ensino médio também recebem profissionais convidados para proferir palestras. De acordo com a coordenadora do Departamento de So ciologia do Positivo, Vera Lúcia Molin Siqueira, cada aluno fará parte de um grupo que irá realizar pesquisa de campo que resultará num trabalho científico. São 12 eixos temáticos disponíveis para objeto de estudo. “A nossa ideia é aliar teoria com a prática. Todo este desenho do projeto tem o objetivo de fazer os alunos perceberem por que a Sociologia é importante”, diz.

Antes da lei - Em algumas instituições, a Sociologia veio antes mesmo da obrigatoriedade imposta pela legislação. É o caso dos colégios Dom Bosco, Novo Ateneu e da rede estadual pública de ensino. No Novo Ateneu, os alunos estudam Sociologia em pelo menos uma das séries do ensino médio desde 2006. No ano passado, a disciplina passou a fazer parte do currículo dos três anos que compõem o ensino médio. Para a coordenadora do Novo Ateneu, Eneide Cordeiro Moreira, o conteúdo sociológico ajuda os adolescentes a enxergar o mundo de outra maneira. “Eles aprendem a argumentar e podem se inserir cada vez mais como cidadãos participativos”, diz.

O professor de Sociologia Syllas da Fonseca ressalta que a disciplina foi retirada dos currículos escolares durante o regime militar. Um movimento restrito às faculdades, na década de 90, passou a pressionar pelo retorno da disciplina. “A Sociologia ajuda a formar cidadãos mais conscientes e críticos, que vão brigar contra a má gestão pública e corrupção”, diz. No Colégio Dom Bosco, a Sociologia passou a integrar o currículo do ensino médio em 2008, quando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou a cobrar este tipo de conteúdo no vestibular, segundo conta o diretor-geral do ensino médio, Artur Xavier. Na rede pública estadual de ensino, a Sociologia foi implantada em 2004 e já estava presente em pelo menos um dos três anos do ensino médio desde 2007.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Mary Lane Hutner, foi criada uma equipe de Sociologia para trabalhar a formação dos professores e construir as diretrizes curriculares. Mary Lane diz que em breve será necessário abrir concurso para professor de Sociologia com formação específica. “A rotatividade é muito grande”, diz. Segundo ela, a presença da disciplina no ensino médio é fundamental para a formação de cidadãos mais críticos. “A discussão que ocorre na escola é a reflexão do mundo em que vivemos, dos temas que são pertinentes e estão no auge de nossa sociedade, tudo com sustentação teórica.”

Meu comentário:
A matéria é interessante e a experiência desse colégio positivo parece promissora. A questão não é a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio (apesar de isso já ser um passo), mas sim, o conteúdo e o profissional (que deve ser um sociólogo, antropólogo, cientista social), que devem estar de acordo com a sociologia. Minhas aulas de sociologia no ensino médio eram sempre ministradas pela professora que tava com horas sobrando e saí de lá sem a mínima noção do que era sociologia; muito tempo depois, quando minha mãe foi cursar o ensino médio, na mesma escola, teve aula de sociologia com uma pedagoga que nunca na vida tinha lido nenhum dos três clássicos básicos e não tinha noção nenhuma do que era sociologia. Meu namorado, de outra cidade, também reclama das mesmas coisas sobre as aulas de sociologia (as três experiências são em escolas públicas). Enfim, e aí? Adianta a sociologia ser obrigatória quando qualquer um pode ministrar as aulas? Espero que a legislação, que ainda é recente e como a gente sabe que acontece no país, demora para ser efetivamente implantada, faça com que se mude esse quadro e que as experiências relatadas, todas no ensino privado, também se estenda às escolas públicas.

Um comentário:

Ana Régia Vasconcelos disse...

Achei muito interessante essa matéria. Sou estudante de Ciências Sociais em Licenciatura e fico muito feliz por saber que em nossa sociedade, existam pessoas que lutam a favor do ensino da Sociologia. Estou iniciando um projeto de pesquisa, onde quero abordar problemas que a Sociologia enfrenta no ensino médio, como a falta de espaço que ela tem em sua grade, a desvalorização e a falta de interesse por parte dos alunos e até mesmo por professores.

Parabéns a essa escola que vem preparando seus alunos para um futuro de verdadeiro conhecimento, sem alienação, com pensamentos criticos acerca dessa sociedade capitalista, que só visa status e dinheiro.