queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Da Mulher!

Como sou a favor das lutas, mas contra os radicalismos, vou desejar, sim, Feliz Dia da Mulher!
Ao contrário de um texto que li, que criticava o dia, dizendo ser este uma submissão, que era simbolizada pela rosa (e os estereótipos de fragilidade, pureza, etc) e que não passava de meros parabéns... Pois bem, acho que a gente vê o que quer ver e tem gente meio recalcada que prefere ver assim.
A Rosa é um flor como tantas outras, muito bela e eu, particularmente, que defendo as igualdades, discuto seja com quem for sobre os direitos femininos, não me importo nem um pouco em ganhar rosas, em qualquer momento, não só neste dia (assim como acho que tem muitos homens que também gostam de rosas, não se importam de ganhar uma flor, e não são submissos ou frágeis por causa disso) e nem de receber os Parabéns! Não é um parabéns pelo simples fato de ser mulher; é pelos séculos de força e luta do sexo que não é frágil; é parabéns por toda a história da mulher, que sempre teve em seu caminho muitos empecilhos. Receberemos flores, receberemos os parabéns, mas não deixemos isso como algo vazio; temos que recebe-los daqueles que entendem e apóiam a luta pela igualdade, que valorizam as conquistas e que sabem que estamos longe do ideal. Feliz Dia Da Mulher, sim, mas com consciência da nossa situação e de tudo que é preciso fazer para melhorá-la. Dia 8 de março não é um dia como qualquer outro, é um dia que simboliza a luta contra o preconceito, assim, como o Dia da Consciência Negra, ou o Dia Mundial de Combate a AIDS, entre tantas outras datas marcantes, nas quais se comemoram as conquistas mas também, como em todos os outros dias, se avançam na continuidade das melhorias.
Contudo, é preciso que a mulher não naturalize sua condição, como muitas fazem e como vemos com frequência na mídia. Elogios a jornada tripla ou dupla não devem ser aceitos. Como vi hoje no Jornal hoje, que mais de 85% das mulheres de mais de 10 anos fazem tarefas domésticas enquanto pouco mais de 43% dos homens fazem o mesmo. Enquanto as horas das tarefas, as das mulheres é de mais de 24h/semana enquanto dos homens é de pouco mais de 9h/semana. As mulheres entrevistadas sobre os dados elogiavam-se por serem guerreiras ou diziam que isso era consequência das próprias escolhas. Então façamos outras escolhas, nos imponhamos para que estes índices sejam mais paritários nos próximos tempos. Não devemos deixar de comemorar as conquistas, mas não devemos naturalizar nossa condição, que é sempre fruto de uma cultura enraizada há milênios.
Por fim, a todas as mulheres que lutam e sabem que devem lutar e a todos os homens que apóiam e encaram as mudanças com orgulho de suas mulheres, Feliz Dia Internacional da Mulher!

4 comentários:

Iggy disse...

Que legal, então...

Feliz dia da mulher para todas as mulheres que lutaram, lutam e lutarão e fazem a diferença!

http://www.ufsm.br/nitrico/site/flor.jpg

Leti Abreu e Mimoso disse...

ehehe, brigada meu malinha!

Léu disse...

Parabéns mulheres!
Vcs são divas!

Boris disse...

Parabéns!!!!!!