queridos pet's

PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers> PitaPata Cat tickers PitaPata Cat tickers

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dicas...

Um exercício. Vou indicar os 5 primeiros filmes, cds e livros que me vêem a cabeça.

Dicas de filmes:
1- Um Violinista no Telhado - Direção: Norman Jewison Gênero: Musical País: EUA Ano:1971 Sinopse: Tevye (Topol) é um pobre leiteiro que mora em uma aldeia na Ucrânia, junto com sua mulher e filhas. O musical irá mostrar a imigração dos judeus para os Estados Unidos devido à intimição que a Rússia czarista exigiu. Conquistou três Oscar: Fotografia, Trilha Sonora Adaptada e Som, foi indicado a outras cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Diretor.

2- Asas do Desejo - Direção: Wim Wenders Gênero: Romance/Drama País: Alemanha/França Ano: 1987 Sinopse: Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a proporcionar conforto para as almas sozinhas e deprimidas após estas passarem para o Outro Lado. Certo dia um deles passa a querer experimentar as sensações que somente os vivos possuem, e resolve abrir mão de sua imortalidade em troca de poder ser um deles. Ele logo descobrirá o amor em uma trapezista de circo. (este filme serviu de inspiração para o posterior e famosos Cidade dos Anjos)

3 - Tão Longe, Tão Perto - Direção: Wim Wenders Gênero: Drama País:Alemanha Ano: 1993 Sinopse: Este filme é a seqüência de "Asas do Desejo" (1987) - o mesmo que, em 1998, recebeu a versão hollywoodiana "Cidade dos Anjos". Mais uma vez, trata de um grupo de anjos que observam distantes o dia-a-dia dos cidadãos da capital alemã - agora recém unificada.
Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel (Otto Sander) impulsivamente quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para a socorrer - o que o transforma em carne e osso. Damiel (Bruno Ganz), o companheiro de Cassiel que optou pela vida terrena no primeiro filme, trabalha agora numa pizzaria e vive com sua esposa, a trapezista Marion (Solveig Dommartin).
Peter Falk, que representou si próprio em "Asas do Desejo", volta aparecer, e o roqueiro Lou Reed (responsável pela trilha sonora) e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev também marcam presença no filme como eles mesmos.
A fotografia é impecável (marca registrada dos filmes de Wenders), mesclando a cor com o preto e branco - assim como em "Asas do Desejo", em que as cenas do anjo não são coloridas, pois, segundo o diretor, "o preto e branco revela a essência da pessoa".
Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1993. No ano seguinte, U2 foi indicado para a Melhor Canção Original no Globo de Ouro. (Esse é meu filme favorito)

4- A Guerra dos Rochas - Direção: Jorge Fernando Gênero:Comédia País: Brasil Ano:2008 Sinopse: A história da simpática mas desastrada velhinha Dina Rocha e seus três filhos adultos - Marcos Vinicius, César e Marcelo -, que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e até os irmãos se darem conta para começarem a procurar, parece que já é tarde demais. Recebem a trágica notícia no IML de que uma velhinha cuja descrição é de sua mãe foi atropelada por um ônibus. Enquanto os irmãos preparam o velório da mãe, mal sabiam eles que ela na verdade estava na casa ao lado com sua amiga Nonô, onde as duas foram seqüestradas por dois desastrados e divertidos aprendizes de ladrões. Mais em: http://www.aguerradosrocha.com.br/site/

5- O Curioso Caso de Benjamin Button Direção: David Fincher Gênero: Drama/Romance País:EUA Ano:2008 Sinopse: Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.

Dicas de Cd's:
1 - Maria Gadú - Ano: 2009 -No Youtube:

2- Marisa Monte -Ano:1994- Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão. No Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sXofgJn2OOg

3- Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil. Ano:1993 (Dispensa apresentações)

4- Tom Jobim - Perfil Vol. 1 e 2 - Ano 2007. (Dispensa apresentações)

5- Leoni Ao Vivo. Ano: 2005. No Youtube:

Dicas de Livros
1- O Sangue dos Outros - Simone de Beauvoir. Romance existencialista. País: França

2- O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano. Crônicas. País: Uruguai

3-Caderno H - Mário Quintana. Crônicas e poemas. País: Brasil

4- Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu. Crônicas. País: Brasil

5- Memória e Sociedade - Ecléa Bosi . Antropologia (mas pode ser lido como um livro de histórias/romance). País: Brasil

2 comentários:

Boris disse...

Ótimas sugestões, gostei destes filmes tb.
Iria incluir o Avatar, se tu ler bachelard e assistir ele vai compreender muitas coisas hehehe.
bjos

Leti Abreu e Mimoso disse...

Eu acrescentaria, vários, com certeza, entre eles, Amelie Poulain. Avatar ainda não vi, mas um dia dou uma olhada. Quanto a escolha destes, foi um exercício de escrever os 5 primeiros que me vinham a cabeça.
beijo